quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Torneio Escola D. João II - Santarém





Teve lugar no pavilhão da Escola Básica do 2º e 3º ciclos D. João II, Santarém, no dia 28, Sábado, um Torneio Popular de Ténis de Mesa. A prova, organizada pelo clube daquela escola, integrada no Programa Nacional Desporto para Todos do IPDJ, teve a colaboração da Associação de Desporto Especial de Santarém (ADES) e do GFEC que, na sequência do protocolo assinado entre a secção de Ténis de Mesa e o Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, de que a Escola D.João II faz parte, pudemos também divulgar o projecto da FPTM “ O Ténis de Mesa vai à Escola”, este mais virado para as camadas jovens.



A prova, sendo de âmbito Popular era aberta a todas as idades e a ambos os sexos, com o lema “O importante não é vencer mas competir”, foi divulgada nas redes sociais e por correio electrónico a todos os mesatenistas que praticaram nos vários clubes da cidade. A expectativa dos organizadores era pois, de forte adesão, no entanto, esse optimismo gorou-se. Um dos aspectos que contribuiu para essa situação foi a realização de outras provas, quer do departamento de Lazer da FPTM, quer de âmbito Popular. Tirando estes "senões", foi agradável verificar a convivência, o desportivismo, o trocar de experiências entre aqueles que estão a começar contra os que têm mais traquejo; bem como entre aqueles que já possuindo um nível aceitável, mas sendo de gerações diferentes, fizeram com que o tempo fosse dado por bem empregue. Em suma, foi uma parte do dia bem passado. Nos vários escalões assistiu-se a jogos onde a entrega era feita mais pelo "nervo" e tentando aplicar a "força", mas no escalão Expert, nalguns jogos, assistiu-se a jogadas de nível elevado.







Independentemente das idades, os participantes estavam agrupados por nível técnico, mediante indicação fornecida na ficha de inscrição:
a) Principiante, para todos os praticantes que não jogam regularmente, se estão a iniciar na modalidade ou têm um nível técnico baixo ou incipiente;
b) Regular, para todos os praticantes que já jogam com alguma regularidade mas não têm ainda um nível técnico elevado;
c) Expert, para os praticantes regulares, com nível técnico bom ou muito bom e para todos os praticantes federados;
d) Especial/Adaptado, para todos os participantes com deficiência (Ténis de Mesa Adaptado).



Para que todos pudessem realizar um maior número de partidas, numa primeira fase, foram criados grupos em todos os escalões. Na segunda fase voltaram a ser criados novos grupos, agora com os primeiros, segundos e terceiros classificados de cada grupo da primeira fase.
De salientar a presença do recém criado Clube de Ténis de Mesa de Rio Maior, com praticantes da Formação e alguns Seniores, foi a primeira prova em que participaram; do Câmara Lisboa Clube com jogadores Seniores e dois atletas, individuais, que se deslocaram da Amadora/Damaia para participar no escalão Especial/Adapado mas, como eram os únicos, optaram por competir no escalão Regular.
Atletas do Clube de Ténis de Mesa de Rio Maior
Atletas do Câmara Lisboa Clube.
Disputam a 1ª Divisão do Campeonato Distrital da ATM Lisboa.
Os dois jogadores do Desporto Adaptado, que no final jogaram entre si.
Jorge Beatriz e Carlos Dias
A entrega de prémios com Francisco Teófilo do Departamento do
Ténis de Mesa Adaptado da FPTM e Luís Silva do 

Clube Desportivo Escola D. João II
Os "Caixeiros", participaram com dois atletas da Formação, Bruno Marques e João Matos que se fizeram acompanhar dos respectivos pais, que também competiram.
Os nossos miúdos confrontaram-se contra atletas Seniores e tiveram um comportamento apreciável com destaque para o "Janeca", que numa das partidas, estando a perder no primeiro jogo por 8-0, e no terceiro por 7-3, nunca deixou de acreditar e acabou por vencer a partida.
Resultados
Bruno Marques contra Tiago Gomes (V 2-0), contra Valter Jordão (D 0-2), contra João Matos D (0-2) e contra Tiago Eusébio (D 0-2).
"Janeca" contra Rúben Cândido (D 0-2), contra Sérgio Ferreira (V 2-0), contra Tiago Eusébio (V 2-1) e contra Bruno Marques (V 2-0).
João Matos e Bruno Marques.
Não importando muito os resultados obtidos nos vários níveis pois, o que importava era competir,aqui ficam algumas das classificações dos respectivos escalões.
Os primeiros classificados no nível Principiante.
Escalão Principiantes
1º - João Verde
2º - João Costa
3º - António Ferreira
4º - Manuel Ribeiro
5º - Francisco Dias
6º - Tiago Silva
7º - Miguel Ferreira
Os primeiros classificados no nível Regular.
Escalão Regulares
1º - Paulo Pinto
2º - Paulo Henriques
3º - Samuel Moreira
4º - Renato Pinto
5º - João Santos
Os primeiros classificados no nível Expert.
Escalão Expert
1º - Rúben Cândido
2º - Diogo Pereira
3º - Valter Jordão
4º - João Matos
5º - Tiago Eusébio
6º - Bruno Marques
7º - Rui Marques
8º - Tiago Gomes
9º - Sérgio Ferreira
Os participantes

A entrega das medalhas.
Todos os participantes receberam uma medalha alusiva ao evento.
Acontecimentos engraçados
Quando um dos miúdos se dirigiu a um elemento da mesa, a questionar pela presença de um outro, dizendo... o miúdo tal não está presente; foi-lhe então respondido de que, o miúdo que tu procuras é este... que era um adulto. O respeito, a disciplina, a boa disposição e a cordialidade foram aspectos decorrentes de que nunca é demais salientar.

Quando um participante, ao ouvir um elemento da mesa a chamar outro pelo nome questionou então? tu és o João Duarte, ao que o próprio respondeu de forma afirmativa, ele perguntou então... se não o estava a reconhecer, foi-lhe respondido que não... então ele identificou-se proferindo o nome, Gonçalo Ribeiro, era um ex-aluno da Escola de Ténis de Mesa do GFEC dos anos de 1990, como é plausível, nem um nem outro se reconheceram. Foi um momento gratificante, ele e o filho estavam a participar na competição.
José  Pavoeiro, da ADES  (na mesa) e João Duarte com Gonçalo Ribeiro.
Por último, um agradecimento a todos os participantes e àqueles que de qualquer forma contribuíram para a divulgação e concretização deste evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário