sábado, 27 de abril de 2013

Torneio "Zeca Afonso"

Organizado pela Academia 8 de Janeiro - Alhos Vedros, foi levado a efeito em Moita, o XXIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa, Zeca Afonso. A prova estava dividida em cinco escalões: “A” mais de 18 anos; “B” dos 16 aos 18 anos; “C” dos 14 aos 15 anos; “D” até aos 13 anos e “E” até aos 10 anos. O sistema utilizado foi o “Marcel Corbillon”, excepto para o último escalão que foi o “Swiss Sistem”.
Devido ao exagero de equipas aceites na prova, só era apurado o 1º de cada grupo.
Participámos com uma equipa no escalão “A” Seniores e outra no escalão “D” Infantis.

Resultados dos Seniores
Empregados no Comércio – Academia 8 de Janeiro   0 – 3
Empregados no Comércio – Clube Volei de Lisboa     0 - 3
Equipa senior: João Rui, João Duarte (veterano),
Filipe Quina (júnior) e Fernando Menino (cadete).
Resultados dos Infantis
Empregados no Comércio – IFC Torrense “A”           3 - 2
Empregados no Comércio - Vidal Pinhal                  3 - 0
Empregados no Comércio - IFC Torrense “B”           3 - 1
Empregados no Comércio – Vitória Clube de Lisboa  2 – 3         (meia-final)
Equipa de infantis. Manuel Rodrigues, Afonso Vagarinho e Manuel Coelho.
Manuel Rodrigues e Manuel Coelho num dos jogos de pares.
A organização, apesar de ser um Torneio de âmbito Popular, deixou muito a desejar em diversos aspectos: o regulamento, se é que existia, não tivemos acesso a ele; para a inscrição, quando falámos com um responsável a saber se podíamos inscrever mais do que uma equipa por escalão, foi-nos dito que não; quando chegámos ao local e fomos verificar os mapas, apurámos que existiam clubes com mais do que uma equipa inscrita; o sorteio, quando solicitámos que nos o enviassem, para nos podermos organizar em termos de transporte, foi-nos transmitido de que possivelmente o mesmo seria realizado um pouco antes do início da prova e que era conveniente estarmos presentes; o acesso às mesas, feito por um corredor central só era possível através de contorcionismos, tal a concentração de pessoas naquele local; sendo um torneio de inscrição gratuita, também não havia prémios, o que em certa medida compreendemos, no entanto, as lembranças de participação que no início nos informaram que seriam distribuídas no final, quando nos dirigirmos para as receber disseram-nos que tinham desaparecido, tinham-nos roubado!
Possivelmente foi má opção nossa, termos participado nesta prova, mas o objectivo era tentar juntar o útil ao agradável, ou seja, juntando os mais velhos com os mais novos. São raras as provas onde os seniores participam ao mesmo tempo.
Saímos de Santarém às 07H00 e os nossos miúdos só realizaram o primeiro encontro às 16H00. Situação lamentável, os miúdos, apesar do gosto pela modalidade, com tanto tempo de espera e sem poderem “bater umas bolas”, começaram a mostrar sinais de impaciência (já para não falarmos dos pais e avós que acompanhavam). Para o final, a sua fadiga física e o insuficiente poder de concentração eram mais do que evidentes. O último encontro que os nossos miúdos realizaram foi às 21H00. Já não era nossa intenção jogar, só o fizemos a pedido e pelo apreço que temos pela treinadora Susana Fonseca e pelo trabalho que está a realizar num dos bairros problemáticos na cidade de Lisboa, pela inserção na sociedade dos miúdos que treina.
Aspecto geral do pavilhão.

Sem comentários:

Enviar um comentário