sexta-feira, 3 de abril de 2015

Campeonatos Nacionais de Equipas




Decorreram nos passados dias 28 e 29, de Março, em Mafra, no Parque Desportivo Municipal Engº. Ministro dos Santos, os Campeonatos Nacionais de equipas nos escalões de Iniciados, Cadetes e Sub 21, em ambos os géneros. A prova foi disputada no sistema misto, primeiro por grupos, onde se apuravam os dois primeiros classificados de cada um, e depois por eliminatórias. Para que os atletas das equipas classificadas em 3º e 4º lugares pudessem competir mais, foi criado um Mapa de Consolação.

A competição foi disputada no Sistema Lusitano, com os encontros e partidas a jogarem-se ao melhor de cinco. Participámos no escalão de Cadetes masculinos com quatro atletas, sendo um deles ainda Infantil. Estavam inscritas 19 equipas que foram distribuídas por 6 grupos. Não existiam cabeças de série, mas as equipas foram escalonadas nos respectivos grupos pela ordem de classificação dos seus atletas no Ranking individual. 
Manuel Rodrigues, João Matos, Afonso Vagarinho e Vasco Andrade

Ficámos no grupo C, com as equipas do Clube Atlântico da Madalena e a Associação Recreativa Novelense. O primeiro encontro foi disputado, pelas 10H00, contra o CA Madalena e perdemos por 3-0; o segundo encontro foi disputado, pelas 17H00, contra o AR Novelense, e o resultado obtido foi o mesmo do anterior. 
Manuel Rodrigues
Vasco Andrade
Afonso Vagarinho
João Matos

O comportamento dos nossos atletas a nível competitivo desiludiu-nos, não pelos resultados obtidos, já que as equipas que defrontaram atingiram uma a final, e a outra a meia-final, mas sim pela sua atitude face aos adversários, deixando sempre a sensação de entrarem já derrotados, e o tempo que mediou entre o primeiro e segundo encontro (7 horas) não pode justificar aquela atitude. Mas para nós o que nos decepcionou ainda mais, foi a decisão que, dois deles tomaram mais tarde, aquando do Mapa de Consolação; antes, tinha sido pedida a opinião dos pais para sabermos se pretendiam participar naquele Mapa (era facultativo), foi-nos comunicado que sim, só que, no primeiro encontro, a ser disputado pelas 19H30, ficámos isentos e passámos para a eliminatória seguinte, assim, teríamos que voltar, a percorrer aquela centena de quilómetros, no dia seguinte. Mas, no intuito de tentarmos com que os MIÚDOS pudessem voltar a jogar, abordámos o responsável da equipa adversária, Sociedade Luso União Serpense, para que o encontro se pudesse antecipar, o qual anuiu de imediato, faltando apenas obter o acordo da FPTM; enquanto estas démarches iam sendo efectuadas os pais perguntaram aos atletas se queriam jogar. Depois de aqueles terem reunido, a resposta foi negativa.
Devido a esta atitude, demos falta de comparência, no dia seguinte. Perante este facto, que pensávamos nunca poder acontecer, leva-nos a ter que ponderar seriamente, o que fazer no futuro, a nível da competição, principalmente na oficial.

Classificações Finais (Cadetes-masculinos)
1º - Clube Desportivo 1º de Maio (Madeira)
2º - Clube Atlântico da Madalena (Gaia)
3ºs. - Associação Recreativa Novelense (Novelas-Penafiel) e Sporting Clube de Portugal.

Os nossos parabéns aos novos Campeões.

Sem comentários:

Enviar um comentário