sexta-feira, 24 de abril de 2015

Torneio Anual Junta Freguesia Areeeiro



Vista parcial do pavilhão
Os troféus em disputa
Levado a efeito pela Junta de Freguesia do Areeiro em parceria com a ACCL - Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa e com a colaboração técnica da ATML - Associação de Ténis de Mesa de Lisboa, decorreu no passado dia 19 de Abril, Domingo, o seu habitual Torneio Anual de Ténis de Mesa, que teve lugar no Pavilhão do Complexo Desportivo do Casal Vistoso-Lisboa.
A prova era destinada a atletas federados e não federados nos escalões de Iniciados, Infantis, Cadetes, Juniores e Seniores. Foi também convidada a FPTM, através do Departamento de Desporto Adaptado, para Atletas em cadeiras de rodas e Atletas de Pé.
A competição estava dividida em 11 provas diferentes e foi disputada no sistema de eliminatórias. Este sistema não é muito vantajoso para os atletas, principalmente para os miúdos pois, poderão realizar apenas uma partida. Compreendemos que tivesse de ser assim porque, competiam todos os escalões no mesmo dia.
Estivemos presentes com 6 atletas: 1 em Infantis; 4 em Cadetes e 1 em Juniores.

Em Infantis: existiam dois Mapas de Qualificação com 16 atletas cada, apurando-se quatro de cada mapa, para o Mapa Final; e um Mapa Final de 16, com oito cabeças de série.
O nosso atleta Martim Louro perdeu na primeira eliminatória do mapa de qualificação com João Canais (Clube Ténis Mesa escola D. Filipa de Lencastre) por 3-1. Sendo a segunda prova em que participa, e com apenas três meses de formação, não podemos exigir mais, esteve muito bem.
Classificações Finais
1º - João Rodrigues (IFC Torrense)
2º - Miguel Lopes (ADL Torre)
3ºs - Francisco Wahnon (RC Vale Cavala) e Jorge Cruz (SL Benfica) 


Martim Louro

Em Cadetes: existiam quatro Mapas de Qualificação com 16 atletas cada, apurando-se dois de cada mapa, para o Mapa Final de 16, com oito cabeças de série; 
Tínhamos inscrito 5 atletas, mas João Matos, no dia anterior, numa aula de educação física fracturou um dedo, e teve de dar falta de comparência. Assim, no Mapa de Qualificação 2, Vasco Andrade foi eliminado na 1ª eliminatória por Duarte Nunes (RC Vale Cavala) por 3-0; 
Manuel Rodrigues competindo no mesmo mapa ficou isento na 1ª eliminatória, tendo passado na 2ª por falta de comparência do seu adversário, nas meias-finais venceu Lucas Fróis (Clube Ténis Mesa escola D. Filipa de Lencastre) por 3-0, tendo passado para o Mapa Final onde, na 1ª eliminatória, defrontou João Lourenço (IFC Torrense) e perdeu por 3-0. O nosso atleta denota acima de tudo, falta de ritmo; 
no mapa de qualificação 3, João Matos jogaria contra Miguel Rocha (SC Torres) mas pelos motivos referidos anteriormente não compareceu; 
no Mapa de Qualificação 4, Bruno Marques na 1ª eliminatória defrontou Gaspar Rodrigues (IFC Torrense) tendo vencido por 3-2, na 2ª eliminatória coube-lhe o atleta (do Caselas FC) Guilherme Correia e perdeu por 3-0, tendo sido eliminado. O nosso atleta tem para além de outras deficiências, uma, que é essencial no Ténis de Mesa, auto-controlo; 
por último Afonso Vagarinho que, por ter classificação nacional, entrou directamente no Mapa Final, na 1ª eliminatória jogou contra José Diogo (Boa Hora FC) e venceu por 3-1, na 2ª eliminatória contra Diogo Miranda (SL Benfica) perdeu por 3-1, por culpa própria: venceu o primeiro jogo, no 2º esteve a vencer por 8-3 e foi perder por 13-15, no 3º jogo estando a vencer nas vantagens, falhou aquilo a que no Ténis de Mesa designamos por penalti, no 4º jogo já não teve força anímica. O Afonso denotou acima de tudo, falta de concentração.
Classificações Finais
1º - Francisco Oliveira (IFC Torrense)
2º - Tomás Costa (SC Torres)
3ºs - Diogo Miranda (SL Benfica) e João Lourenço (IFC Torrense)
5ºs - Afonso Vagarinho (Emp. Comércio), Francisco Covas (GMDU Progresso), André Venâncio (SL Benfica) e David Neves (SR S. Marcos)
Vasco Andrade
Bruno Marques
Afonso Vagarinho
Em Juniores: existia um mapa de pré-qualificação com 4 atletas, apurando dois para o Mapa Final de 32. O nosso atleta Diogo Godinho, na 1ª eliminatória do Mapa Final, defrontou Filipe Miranda (SC Torres) e perdeu por 3-0. Sendo a primeira vez que participou numa prova com estas características, portou-se de forma exemplar. Jogando contra um atleta muito mais experiente, que chegou às meias-finais, nunca se deixou intimidar.
Classificações Finais
1º - Tomás Raposo (Boa Hora FC)
2º - Simão Andrade (SC Torres)
3ºs - André Félix (Boa Hora FC) e Filipe Miranda (SC Torres)

Prémios distribuídos
- Taças para as equipas classificadas do 1º ao 3º lugar por escalão
- Troféu do 1º ao 3º classificado (dois terceiros)
- Medalhas aos “quarto finalistas” (5.ºs classificados - 4)
- Para o Desporto Adaptado, haverá também uma Medalha a todos os presentes 

Sem comentários:

Enviar um comentário